quinta-feira, 28 de maio de 2009

BROCAS TRICÔNICAS



Brocas tricônicas: As brocas com três cones cortantes são ainda mais usadas atualmente na perfuração rotativa. Este tipo de broca possui três elementos principais: estrutura cortante, rolamento e corpo.
Sua ação em formações moles é a de raspagem no fundo do poço. Com isto, seus dentes apresentam uma deposição de materiais duros em uma de suas faces, de modo que uma se desgasta mais rapidamente que a outra; em formações duras é essencialmente de esmagamento, dentes recebem um tratamento metalúrgico de endurecimento que acarreta por lascamento que o mantém afiado.

2 comentários:

  1. olá Bruna Ribeiro, eu sou aluno de um curso de Técnico em Petróleo e Gás, e estou em busca de materia de estudos sobre brocas de perfuração de poços, achei seu conteudo legal sobre brocas e gostaria que você me ajudasse um pouco na minha pesquisa, se for possível. Você saberia me informar onde encontro vidéos sobre a fabricação destas brocas? ou algum conteudo que possa a vir enrriqueçer meu trabalho? OBG pela atenção Bruna, e agradeço desde já sua atenção; boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Ola companheiro, trabalho com perfuração de poços artesianos, e não estou conseguindo achar fornecedores... você poderia me indicar algum? Sambel_ti@hotmail.com

    ResponderExcluir