quinta-feira, 28 de maio de 2009

SISTEMA DE BROCAS


O estudo da broca e seu desempenho são fundamentais na perfuração de um poço de petróleo. Existe uma variedade extremamente grande de brocas sendo fabricadas para perfuração, cada adequada às mais diferentes características das rochas encontradas: moles, médias, duras, abrasivas, plásticas etc.
Com o crescente desenvolvimento do projeto de brocas para perfuração, a broca draga com laminas de aço, esta atualmente em desuso. Apresentaremos aqui, portanto, as brocas tricônicas e as de diamantes naturais e artificiais.
Brocas tricônicas: As brocas com três cones cortantes são ainda mais usadas atualmente na perfuração rotativa. Este tipo de broca possui três elementos principais: estrutura cortante, rolamento e corpo.
Sua ação em formações moles é a de raspagem no fundo do poço. Com isto, seus dentes apresentam uma deposição de materiais duros em uma de suas faces, de modo que uma se desgasta mais rapidamente que a outra; em formações duras é essencialmente de esmagamento, dentes recebem um tratamento metalúrgico de endurecimento que acarreta por lascamento que o mantém afiado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário