terça-feira, 26 de maio de 2009

SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS

DESCRIÇÃO DO Sistema de Movimentação de Carga

01.TORRE OU MASTRO
São estruturas de forma piramidal, construída com elementos de aço especial.
As torres são estruturas mais robustas, próprias para as sondas que operam
no mar, onde as condições de operação são muito particulares. A ação das
ondas e dos ventos impõem às torres esforços dinâmicos adicionais importantes,
principalmente se nos navios de perfuração e nas plataformas semi-submersiveis.
As torres são montadas peça a peça. Existem no mercado dois tipos de torres:
- Standard que equipam as plataformas fixas e auto-elevatórias
- Dinâmicas para os navios e plataformas semi-submersíveis
O Mastro é uma estrutura treliçada ou tubular, divida em módulos para fins
de transporte. Articulado na sua base, o mastro pode ser montado ou
desmontado horizontalmente, e colocado verticalmente em posição de operação,
utilizando o guincho de perfuração e um cabo especial.
O Mastro é apropriado para as sondas de perfuração terrestre, caracterizada
pela sua grande mobilidade.
02.SUBESTRUTURAS:
São construções em aço especial instaladas sobre bases ou fundações, propiciando
a disponibilidade de espaço necessário para montagem da cabeça do poço e dos
equipamento de segurança.
A base ou fundação da sonda pode ser de madeira, concreto armado ou em aço,
apoiada sobre o solo.

03.ESTALEIRO:
É constituído de uma estrutura metálica formado de vigas que se apóiam sobre pilares.
Os estaleiros servem para estocagem dos elementos tubulares, todos estocados ao lado
de uma passarela que precisam ser içados para a sonda ou descarregados, facilitando
o seu manuseio.
04.GUINCHO:
A função primordial do guincho numa sonda é a movimentação de cargas resultantes
das colunas de perfuração e de revestimentos, bem como, assegurar a frenagem
destas cargas sempre que preciso. Pela sua importância o guincho é considerado o
coração da sonda, pois é baseado na sua capacidade que se caracteriza uma sonda.
Seus principais componentes são os seguintes:
Tambor principal; Tambor auxiliar; Freios:Mecânico e Hidráulico, caixa de
transmissão, molinetes e embreagens.

05.BLOCO DE COROAMENTO:
É um conjunto de polias(4 a 7) localizado no topo da torre ou mastro, por onde passa
o cabo de perfuração. Suporta todas as cargas aplicadas na torre.

06.CATARINO E GANCHO:
A Catarina (literalmente bloco viajante) é um conjunto de polias (3 a 6) por
onde passa o cabo de perfuração. O gancho é um equipamento complementar da
Catarina contendo um sistema de amortização das cargas suspensas e que facilitam
o enroscamento dos tubos.
Cabo de perfuração:
Trata-se de um cabo de aço cujas tranças, formadas por fios de aço especial, são enroladas em torno de um outro cabo de aço, denominado de ALMA.


07.ELEVADOR:
É um dispositivo mecânico utilizado para movimentação dos tubos de perfuração, comandos e revestimento. Trata-se de um anel de aço bi-partido com dobradiças e um sistema de fecho.
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